AÇÕES DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Fonte: ASCOM-Salinas
22/05/2020 às 11h39

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando várias ações no combate das arboviroses, os agentes de endemias realizam ações de controle, realização de amostras de sangue (sorologia) através do Laboratório Municipal e orientação as comunidades quanto ao manejo ambiental para combater o mosquito AEDES AEGYPTI, transmissor (dengue, zika e chikungya).

Atividade com carro Fumacê trata-se de uma forma de combate ao mosquito aedes aegypti com mais eficiência e maior alcance, garantindo um resultado eficaz na eliminação do vetor (mosquito).

Conforme Ministério da Saúde a utilização do carro fumacê é indicado para onde existe alto índice de infestação do AEDES AEGYPTI e números de casos notificados no sistema SINAN (Sistema de Informação de Agravos Notificados). No presente, o enfrentamento que estamos vivenciando é no Distrito de Encarnação onde foram notificou a cerca de 196 casos suspeitos de arboviroses (dengue, zika, chikungya).

A equipe enviada pela DIVEP- (Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual) permanecerá no município durante 5 ciclos de tratamento durante 15 dias. Solicitamos a colaboração de toda comunidade no sentido de atender as orientações dos Agentes de Saúde envolvidos nesta ação.

Pedimos a população que ao apresentar os sintomas febre, dor de cabeça, dor muscular entre outros procurem a Unidade de Saúde mais próxima a sua residência. Para que as equipes de saúde possam notificar os casos e dar encaminhamentos. Ressaltamos da necessidade da notificação pois município que não notifica torna-se silencioso e fica com dificuldades de realizar as ações.

Enfatizamos que o carro fumacê, neste momento, apenas passará nos locais onde houve casos notificados.